Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana

Certificado digital revoluciona o ambiente contábil

Com cinco anos de atividades no município, a parceria entre o Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana (Sindcur) e a Safeweb, no serviço de certificados digitais, está consolidada com mais de 2.500 documentos emitidos. Segundo o presidente do sindicato, Luiz Manoel Alves da Trindade, o interesse na prestação do serviço foi devido à necessidade da população poder dispor de um local que oferecesse o certificado digital, que é uma ferramenta de segurança que permite ao usuário realizar, com maior agilidade, transações no meio eletrônico.

Além de ser um benefício à comunidade, Trindade destaca a ampliação da relação com os contadores da cidade, que podem oferecer aos seus clientes o documento eletrônico. "O que o Sindcur está fazendo é proporcionar aos contadores a possibilidade de sugerir o certificado digital aos seus clientes, já que a eficácia da ferramenta, suas vantagens e benefícios estão mais do que comprovados", garantiu o presidente do sindicato.

Na mesma linha, o diretor-presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella, enfatiza que o certificado digital está sendo uma ferramenta que agiliza e traz segurança à rotina de trabalho do contabilista e de seus clientes. Isso ocorre, porque o documento eletrônico permite o acesso a diversos serviços por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), tais como pesquisa de situação fiscal, comprovantes de pagamentos desde 1993, retificação de guias e recuperação de declarações já entregues.

"O certificado digital também é um instrumento obrigatório no cumprimento de diversas demandas acessórias, sem o qual a empresa não poderia cumprir seus compromissos com o fisco, como, por exemplo, a emissão da nota fiscal eletrônica e a apresentação da declaração de débitos e créditos tributários federais”, lembrou Zancanella. Ainda conforme o diretor-presidente da Safeweb, livros de centenas de páginas com a contabilidade das empresas são, aos poucos, substituídos por arquivos digitais assinados e transmitidos digitalmente. Isso desde o início do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), que começou em 2005 com a nota fiscal eletrônica.

Emissão de certificados digitais

O atendimento para emissão de certificados digitais, tanto e-CPF (para pessoa física) e o e-CNPJ (para pessoa jurídica), está localizado na Rua XV de Novembro, 2167 - Anexo à Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). O horário é das 9h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone (55) 3414.2987 ou pelo e-mail aruruguaiana@arsafeweb.inf.br com a Agente de Registro (AR) Nitri Hoisler.

Sobre a Safeweb

A Safeweb é pioneira em certificação digital no Rio Grande do Sul, sendo a maior rede de postos de emissão no Estado, além de uma das principais empresas de segurança da informação no Brasil. A empresa atua em todo o país há mais de uma década oferecendo também soluções voltadas à segurança de documentos eletrônicos, aplicações e transações seguras na Internet. A Safeweb oferece soluções para empresas e instituições nas áreas de certificação digital, certificado de atributo, nota fiscal eletrônica, autenticação forte e segurança da informação.

Subir ao topo