Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Doações no Imposto de Renda 2024, como funciona?

Publicado em 29 de abril de 2024
Jornal Contábil

O Imposto de Renda 2024 se aproxima e, com ele, a oportunidade de contribuir para causas importantes e, ao mesmo tempo, reduzir sua carga tributária. As doações para entidades filantrópicas, fundos de direitos da criança e do adolescente, programas culturais e esportivos podem ser deduzidas do seu imposto a pagar ou aumentar sua restituição.

Neste guia completo, você encontrará:

Doações dedutíveis:

Em 2024, você pode deduzir do seu Imposto de Renda doações feitas no ano anterior para:

Lembre-se:

Passo a Passo para Deduzir as Doações:

1. Acesse o programa da Declaração do Imposto de Renda: Baixe e instale o programa da Receita Federal no seu computador.
  2. Informe as doações: Na ficha "Doações Efetuadas", inclua as doações feitas, informando:
    • Nome e CNPJ da entidade beneficiada:
    • Valor da doação:
    • Data da doação:
    • Tipo de doação: Dinheiro ou bem.
  3. Escolha o tipo de dedução:
    • Dedução do Imposto de Renda: Reduz o valor do imposto a pagar.
    • Aumento da Restituição: Aumenta o valor da restituição a receber.
  4. Anexe os comprovantes: Guarde os recibos e comprovantes das doações para apresentar à Receita Federal em caso de fiscalização.

Doações Diretamente na Declaração:

O programa da Declaração do Imposto de Renda permite que você faça doações diretamente para fundos de direitos da criança e do adolescente e da pessoa idosa. Ao informar a doação, o programa gera um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para pagamento do valor doado.

Além dos pontos já abordados, veja algumas considerações importantes:

Doar para causas nobres é uma forma de contribuir para a sociedade e, ao mesmo tempo, reduzir sua carga tributária. Ao planejar suas doações com antecedência, pesquisar entidades idôneas e utilizar o sistema da Receita Federal corretamente, você pode aproveitar todos os benefícios que a dedução de doações oferece.

Facebook Twitter Linkedin